Os Amigos da Dona de Casa

sábado, 9 de novembro de 2013

11 meses depois...

Olá a todas,
espero que esteja tudo bem convosco. Nao tenho tido qualquer tempo para escrever seja o que for nem de visitar os vossos cantinhos. Não é por mal, mas é porque há tanta coisa para tratar e para fazer e trabalho muitas horas. Muitas das vezes passo pelo FB e faço scroll down e é tudo.

Bem, mas agora que estou sentada no sofá a usufruir de um sábado em família, lembrei-me de aqui vir e contar-vos as novidades.

11 meses depois, estou com o meu marido e o meu filho na Noruega. A semana passada fomos a Portugal buscar o nosso menino e agora estamos os 3 na nossa casinha.

Pois é, neste tempo, conseguimos comprar um carrito (um VW Polo de 1995) e conseguimos alugar uma casinha só nossa que fica a cerca de 6 km do nosso local de trabalho. Deixamos a casa do staff e viemos para um sítio só nosso. Uma casinha que fica numa urbanização toda nova, que ainda tem montes de casas por construir. Temos um pequeno terraço com sofás para descansar e uma pequena casinha para pôr as bicicletas e o set de pneus de inverno.

Assim que conseguimos a casa (foi mais fácil do que estava à espera), fizemos a inscrição do nosso filho na kommune para um lugar na creche. Estávamos com receio que não fosse possível, mas ao fim de 1 semana conseguimos uma resposta positiva. Uma creche a cerca de 4 km da nossa casa. 

A vida aqui não é fácil, o trabalho é stressante, o facto de não dominarmos a língua é um entrave a não conseguirmos outro tipo de trabalhos, sentimo-nos sós porque não temos amigos aqui. Faz-nos falta ter alguém com quem falar, uns amigos para descontrairmos. O pessoal do restaurante não tem filhos, pelo que os momentos de descontração deles passa por irem para as discotecas e beberem a valer. Isso não é mesmo a nossa cara.

O bom da situação é que continuo a pagar a minha casa em Portugal, pago a casa aqui e o resto das despesas e ainda ponho dinheiro na poupança.

Agora a nossa maior preocupação é saber como o pequenino vai reagir à creche, se vai conseguir dominar a língua e se vai conseguir fazer amigos.

Só o tempo o dirá.

Beijocas


8 comentários:

  1. Ola
    Não te preocupes, em poucas semanas ele vai começar a falar. As crianças nessa idade assimilam tudo a uma enorme velocidade. O meu filho em 2 meses entende tudo de frances, canta e já fala bastante. Vais ver que ele vai se adaptar num instante.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa, obrigada pelo comentário. Espero que ele aprenda rápido, mas que acima de tudo, seja feliz. Ele, neste momento, está ainda muito inseguro, penso que tem medo que os pais se vão embora novamente, pelo que não se quer separar de nós. Mas, penso que com tempo, ele vai ajustar-se bem. Beijinhos

      Eliminar
  2. É verdade as crianças aprendem com muita facilidade e vai começar a dominar a lingua num instante. Ainda bem que tudo vos corre bem. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lisa, espero de facto q o meu pequenito reaja bem à escola e à língua. Acho que ele vai aprender tanto o Noruegues como o Inglês super rápido. Beijinhos

      Eliminar
  3. Fico muito feliz por saber que estão todos juntos e bem! :)
    Acredita que o teu pequenino vai superar as dificuldades rapidamente, as crianças têm um Dom, são mais valentes que nós adultos! :)
    ***

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma amiga que foi pra Holanda e a filha tinha na altura 4 anos, adaptou-se lindamente e passado pouco tempo já falava a língua, por isso não te preocupes e dá tempo ao tempo!

    ResponderEliminar
  5. Ena, ena, estamos de volta e com novo look blogueiro :)
    Vai correr tudo bem, vais ver!
    Boa sorte nesta nova etapa e cá vamos esperando por novidades, minha couchon ;)
    Beijos, IS

    ResponderEliminar
  6. Por acaso eu encontrei o teu blog, sou brasileira mas vivo na Italia (na verdade sou italo-brasileira porque minha mae é italiana), no começo estranhei muito mas depois me acustumei, vim para ca quando tinha 15 anos e hoje tenho 25. Morar na Noruega seria o meu sonho porque aqui na Italia a situaçao economica està terrivel!!! Quem sabe um dia, acompanherò o teu blog para saber um pouco como sao as coisas por ai. Beijo

    Agnese

    ResponderEliminar