Os Amigos da Dona de Casa

Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Carne Picada - ingrediente versátil

Olá,

quem de entre vós utiliza carne picada nas receitinhas do dia-a-dia? Eu sou fã e utilizo muito em casa.

É um ingrediente muito versátil e acaba por tornar uma refeição muito barata. 

Assim, de repente, lembro-me de várias coisitas boas que podemos fazer: rolo de carne, almôndegas, hambúrgueres, quiches, lasanha, canelones, empadão, e a minha referida... bolonhesa. 

Para as almôndegas, o rolo e os hamburgueres acabo sempre por picar cebola, alho, chouriço, misturo tudo e moldo como desejo. Para o empadão, a bolonhesa vai mesmo assim para o tacho e condimento como me apetecer.

Por norma uso só carne de porco, perna de porco - de onde se cortam as bifanas. Não utilizo carne de vaca porque está muito cara e é um desperdício.

Ah e outra coisa... não compro carne já embalada - acho que é tudo menos carne e o sabor é completamente diferente.

4 comentários:

  1. Olá
    Eu tinha por habito comprar já as almondegas ou as hamburgeur feitas, mas ultimamente compro a carne picada e faço em casa, mas mando picar na altura, é melhor e muito mais barato d que comprar já feito!
    Utilizo a carne picada também para o empadão, se não tiver sobras!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Tânia,

    Aqui por casa tb se consome muita carne picada. Nunca compro carne já picada, peço sempre para picar na altura. Depois em casa divido consoante o planeamento da ementa. Se tiver na ementa almondegas e rolo de carne...tempero a carne a meu gosto, moldo o rolo e as almondegas e congelo assim. Depois é só meter no tacho ou no forno e já está :)
    Tb comecei a fazer as doses a dobrar...por exemplo...se vou fazer bolonhesa para o jantar...faço a dose a dobrar e faço lasanha...congelo e fico com uma refeição extra :)
    Já falei sobre isto no meu blogue...dá uma espreitadela:

    http://ondequandocomoporque.blogspot.com/2012/03/ementas-semanais.html

    Beijinhos :)

    Marina

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Por acaso também acho que é um ingrediente muito versátil. E que rende imenso, porque dá para juntar outras coisas como cogumelos ou legumes picados...
    Cá em casa prefiro usar carne picada em rolo de carne, empadão e lasanha. Por vezes faço almôndegas, porque o meu marido gosta muito. O rolo de carne vou variando as receitas... Para além do mais tradicional às vezes faço rolo de carne com maçã e abóbora que fica uma verdadeira delícia...
    Por opção (relacionada com a saúde), cá em casa não se come carne de porco (muito de vez em quando lá se faz uma concessão a uma alheira, que uma mulher não é de ferro), pelo que a carne usada é mesmo de vaca. Contudo, só como carne de vaca 1 ou 2 vezes por semana, o resto é a base de peru e frango... Tenho pena que seja difícil encontrar onde picar estas duas carnes, testava logo uma série de coisas :D

    ResponderEliminar
  4. Olá Tânia,
    Também uso muito a carne picada e há tempos vi uma dica que gostei e me pareceu interessante (não sei em que blog foi).
    Já experimentei e foi aprovada, é o seguinte: em vez de usar a dose toda de carne picada uso só metade ou 3/4 e junto soja fina.
    À soja, junta-se água para ela inchar e, depois misturo com a carne. Faz render a carne e nem se nota, porque a soja toma o gosto da carne.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar