Os Amigos da Dona de Casa

Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A riqueza que a terra nos dá

Olá meninas,

cada vez é mais importante conseguirmos ter um bocadinho de terra para cultivarmos qualquer coisa, sobretudo para a nossa alimentação.
Tenho sorte dos meus pais possuirem um cantinho assim há já vários anos.
Tenho acesso a batatas, cebolas, salsa, coentros, alhos, frutas várias... e abóbora e chuchus, como os das imagens.

A abóbora é um vegetal tão rico e com tanta utilização tanto em pratos salgados como doces. Esta foi toda esquartejada e já está congelada.




 A mesma sorte tiveram os chuchus, aqui na sua versão com picos (não sei se existem outros), depois de descascados, também foram cortadinhos e embalados para dentro do congelador.



E o resto das meninas, vocês têm acesso a legumes sem ser dos comprados no supermercado ou na praça?
Beijinhos

8 comentários:

  1. Por acaso também tenho essa sorte. Tanto dos meus pais como dos meus sogros, não compro batata, pimentos tomates, alface, cebola,cenoura, laranja, morangos. Nas carnes também temos sorte, temos coelho e frangos a vontade e de vez em quando dão aos meus pais um porco ou uma vitela e que bem sabe trazer para casa carne caseira. tem outro sabor!

    ResponderEliminar
  2. Eu também tenho essa sorte. Os meus pais têm uma pequena horta com frutas e legumes.
    E também tenho sempre ovos caseiros.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. La em casa tambem temos um mini quintal para ir cultivando algumas coisas. Curioso, não conhecia os Chuchus. São utilizados paraquê?

    ResponderEliminar
  4. Eu também tenho essa sorte!
    Temos um terreno emprestado onde semeamos de tudo um pouco, de onde colhemos azeitona para fazer também azeite!

    ResponderEliminar
  5. Olá Frutinha,
    eu utilizo na sopa, e assim não coloco tanta batata.
    Tem de ser descascado e retirado o caroço.
    Beijinhos
    Tânia

    ResponderEliminar
  6. Eu sem o meu quintalinho não saberia viver.

    ResponderEliminar
  7. Olá! Eu também tenho esta sorte! O meu pai é agricultor (além do trabalho normal, ele cultiva a terra do meu avó e temos de tudo um pouco...as vezes até temos de mais que temos de dar aos vizinhos etc..
    Temos vegetais e muita fruta também. As batatas como costumam ser muitas o meu pai também costuma vender :)

    Nós aqui não chamamos "chuchu", chamamos "pimpinelas"! Curiosamente "Chuchus" é como se chama no brasil! E a fruta "Anonas" que é como as chamamos cá na Madeira, vocês chamam "Fruta do conde" como no Brasil :) lol

    Tenho um tio que mora em Mira e ele uma vez disse-me que aí não é costume comerem os "chuchus" mas é tão bom e além disso muito saudável! :)

    Eu faço um bolo maravilhoso com abóbora, tenho de te dar a receita!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente já não tenho, os meus avós faleceram ainda eu vivia em casa dos meus pais, de resto todos vivemos na cidade, é daquelas coisas que só dá valor quem já teve e agora não tem. Aproveita bem! Bjs

    ResponderEliminar