Os Amigos da Dona de Casa

Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Pão Básico na MFP

Olá meninas,
no seguimento de uma conversa que estava a ter com a minha chefe acerca de MFP, pão e farinhas, ela contou-me que só faz pão usando farinhas preparadas para tal, logo mais caras.

Eu, há já algum tempo que não compro farinhas preparadas para pão. Aliás, no Natal comprei 2 pacotes de farinha brioche Continente para fazer os bolos-rei e rainha. 

Para fazer pão branco, básico, não utilizo as farinhas mais caras. 
Esta é a receita que mais faço lá em casa.

275ml água fria
1 c. chá sal (fino ou grosso)
2 c. sopa de óleo
475g farinha (uso da marca É - cada pacote de 1kg custa 0.33€)
1 c. chá açúcar
12g levedura (compro no Continente ou Jumbo - cada pacote de 25g. fica a 0.45€) 

Na cuba da MFP, colocar os ingredientes todos pela ordem indicada e seleccionar a opção que a vossa máquina tem para fazer um pão básico. Eu prefiro a opção Pão Rápido e em menos de nada tenho o pão feito.

E aqui está uma fatia do belo pão preparado ontem pela chefe (seguindo as instruções) que fez questão de trazer uma fatia e que já foi gabado por alguns colegas.

Beijinhos

7 comentários:

  1. Ficou um belo pão ..eu também faço o pão com receitas básicas ,mas por vezes a falta de tempo leva a usar as pre preparadas!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Eu também faço o meu próprio pão mas há sempre um pacote de preparado pronto a usar na despensa para alguma emergência ;)
    Ficou com muito bom aspeto!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada! pequena ... grande chefe.

    ResponderEliminar
  4. ola...
    A farinha é tipo 65 ou 55?
    Podias deixar mais receitas de pão? Integral por exemplo.
    Eu tb tenho uma máquina... mas ainda só fiz pão com farinhas pré preparadas.
    Kiss

    ResponderEliminar
  5. Olá Papoila,
    a farinha é Tipo 65.
    Anteontem usei a mesma receita mas coloquei 300g de farinha e 175 de farelo de trigo, para aproveitar o que lá tinha.
    Ficou um pão muito guloso e mais escuro, muito bom:)

    ResponderEliminar
  6. Tem alguma receita de fazer pão, para quem não tem qualquer aparelho?

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    a receita que deixei, também pode ser feita "à mão". Basta que amasse bem o pão e o deixe levedar em sítio ameno por umas 2,3 horas, para ele crescer.
    E depois coloca no forno.
    Lembro-me de uma receita de pão doce do site Sabor Intenso: http://www.saborintenso.com/f25/pao-acucarado-378/

    Beijinhos

    ResponderEliminar