Os Amigos da Dona de Casa

Páginas

terça-feira, 22 de março de 2016

Migrar no país onde Emigramos

Olá,
no passado mês de Fevereiro, eu, marido e filhote, abandonámos Stavanger e rumámos a Haugesund, 80km mais a norte.

Grandes doidos que nós somos...

Tudo começou quando surgiu uma oportunidade, dentro da marca do restaurante onde estava, de exercer o mesmo cargo com condições mais apelativas (aka, melhor salário).

Começámos a pensar na ideia de sairmos do lugar para onde tínhamos emigrado há 3 anos atrás  e partir um pouquito mais a norte, para uma localidade mais tranquila e remota.

Os prós:
melhor ordenado
não gastar gasolina porque iríamos morar na cidade
não gastar portagens porque não mexíamos no carro (aqui pagamos para entrar noutra kommune, igual a pagar para sair de Almada e entrar no Seixal)
menos stress no trabalho

Os contras:
filhote na 1ª classe, a ter de mudar de escola e deixar os amigos que já tinha feito
o apoio de PPT que já se estava a desenvolver com uma técnica (as kommune oferecem apoio a crianças quando elas revelam dificuldades seja de língua, sejam físicas...)
toda a rotina que já tínhamos criado e iríamos perder

Pensamos e discutimos muito- de início parecia uma decisão linear e muito fácil... "Vamos e Pronto"
Depois, "É melhor não irmos". De todas os prós e contras, o que pesava mais era o nosso filho não se adaptar e/ou não querer ir.

Um domingo, pegámos no carro e fomos conhecer Haugesund... e fomos ver a escola onde o nosso filho poderia ir, mesmo no centro da cidade. Ele ficou super animado quando lhe perguntámos se ele queria ir para aquela escola.

A nossa decisão foi imediatamente tomada - em Março, vamos mudar-nos.

Contamos à professora da escola e Direcção e ao PPT e a todos envolvidos. Foram todos maravilhosos e o modo como trataram do nosso filho foi super positivo.
A professora falou com a turma acerca da saída do Miguel e fizeram uma festa de despedida e tudo... muito bom.

Optámos por ir em Março porque o nosso filho faz anos em Fevereiro e queríamos que ele tivesse, pela primeira vez em 7 anos, uma festa de anos rodeado de amigos da escola. Lá recebemos 13 irrequietos rapazes em casa e foi uma alegria.

Depois desse dia foi empacotar, e mandar emails, muitos emails e muitos sms, para ir ver casas e discutir preços e condições.

Com isto tudo, dia 24 d Fevereiro, mudámos-nos mesmo para o centro da cidade, O nosso filho está super adaptado e gosta de aqui estar e nós adquirimos uma nova rotina e andamos menos em stress.

O saldo está a ser positivo :)

Deixo-vos algumas fotos do que tenho visto aqui pela zona 
















Beijinhos


2 comentários: