Os Amigos da Dona de Casa

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Arquivar documentação

Olá meninas,

como arquivam a vossa documentação em casa?

Eis como faço: tenho um dossier em cartão (tipo caixa) onde coloco tudo o que é papelada que já não vou utilizar.
Depois, mais ou menos todos os fim-de-semana, coloco nos dossiers respectivos: aqui só estão alguns relativos à saúde, faltas, contas pagas e o vermelho são relativas à gravidez, seg.social... baixas, etc. depois tenho outro do banco, com extractos e outras comunicações...



Mas não pensem que é perfeito... não é.

1 comentário:

  1. Eu também comecei por um sistema semelhante. Depois os papéis para arquivar na "caixa dos papéis para arquivar" começaram a acumular-se de tal maneira que começou a não ser viável. Arranjei um método, mais ou menos parecido, mas que para mim funciona bastante melhor: deitei essa caixa fora. Ou seja, assim que há um papel, furo com o furador e ponho logo no dossier respectivo. São 30 segundos. Que poupam muito, muito tempo!!! E estou muito feliz que já consegui convencer o marido a fazer o mesmo e a não deixar para eu arquivar. E se for uma factura (só guardo facturas de 2 anos), quando vou arrumar verifico logo a data da primeira que está no dossier ou separador respectivo. Se já tiver mais de 2 anos, tiro essa e deito fora (p. ex, ainda ontem arquivei a factura da luz - arquivei a de Abril de 2012, deitei fora a de Abril de 2010 ).

    Tenho também um dossier de garantias. Cada vez que compro qualquer coisa que tenha garantia, escrevo uma notinha na garantia do género "guardar até Junho de 2014". Assim é fácil de vez em quando dar uma volta e deitar fora o que já não interessa. Faço o mesmo na parte de fora das caixas dos pequenos electrodomésticos.

    ResponderEliminar