Os Amigos da Dona de Casa

Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Desalento

O meu filho fez 3 anos no início de Fevereiro. Nesse dia, já ia à casa de banho fazer xixi ("à homem"). Não pede, mas damos-lhe a mão e ele lá vai connosco, sem fazer qualquer birra. Quanto ao cocó nem quer saber em sentar-se na sanita nem no bacio. Faz nas cuecas :( e não nos diz nada, nem se sente desconfortável.)

Desde o Carnaval, quando ficou 3 dias em casa, todos os dias faz xixi na roupa durante a sesta (já dormia à tarde sem fralda há algum tempo) e depois quando chega a casa, mesmo depois de ir à casa de banho pela mão do pai, mija-se todo pelas pernas abaixo enquanto brinca, mudamos a roupa e 2 minutos depois, mesmo sentado na cadeira da refeição volta a fazer xixi. Hoje chegou a fazer por duas vezes, com espaçamento de 1 minuto!

Não nos avisa, não diz nada, só depois de fazer diz "oh pra isto". Perguntamos onde se faz xixi e ele diz "xixi no bacio, sanita"

É um retrocesso tão grande, que eu o meu marido estamos frustrados, tristes, sentimos que há uma peça que não se encaixa... quase nem jantámos. Foi uma luta tão grande para ele começar a estar sem fralda durante o dia que sentimos isto que está agora a acontecer como uma derrota. Todos os dias é uma máquina de roupa suja dele... mas isso é o menos. 

Neste momento adormeceu no sofá e só me apetece chorar ao vê-lo. A única palavra que me ocorre pensar é falhanço.

Sei que melhores dias virão e que basta ele fazer uma parvoíce qualquer para tudo mudar.

11 comentários:

  1. Eu não daria muita importância ( pelo menos na presença dele), pode não ser o caso,mas eles usam o que sabem que nos afecta para nos fazerem frente e medirem forças connosco.De um momento para o outro tudo volta ao normal vais ver.Tem calma.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Não desesperes... O meu filho também largou as fraldas tarde. Tinha feito também uma 1º tentativa e após uns dias voltou as fraldas... Miúdos

    ResponderEliminar
  3. A minha fez cócó no bacio pela 1ª vez no dia em que o comprei. Tinha 17 meses. Continuou a pedir durante uns dias. Depois foi deixando (devia achar que era brincadeira e deixou de ter graça). Agora com 21, diz cócó, mas não pede bacio e faz na fralda.
    Vou deixar passar mais algum tempo, sem stresses...afinal, nem 2 anos ainda tem.
    Eles têm o seu ritmo e pela experiência que tenho com a minha e pelo que já li, eles retrocedem antes de darem um passo em frente.
    Pode ser isso que esteja a acontecer com o teu.
    Tens de ter paciência.
    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
  4. não vale a pena ficares assim a tua ansiedade passa toda para ele.. nem todas as crianças são iguais,vais ver que é uma fase.

    ResponderEliminar
  5. Olá...

    também tenho 1 filhote com 5 anos e ainda se descuida no xixi o cocó já faz na sanita mas o xixi faz algumas vezes na roupa e na cama à noite.Isto pode ser ansiedade com alguma coisa que se possa surgir na escola ( no caso do meu filho é ansiedade da escola) ou outra coisa mas em todo o caso é melhor falar com o pediatra para voces estarem mais descansados é frustante mas nunca mostrem esta frustação ao pé dele brinquem com ele com a situação vao ver que ele nao se sente nervoso e mais dia menos dia isto vai passar tenham paciencia...FORÇA. Beijinhos

    Mónica

    ResponderEliminar
  6. O pediatra do meu trabalho diz que se a frequencia da urina se tornar cada vez maior e a quantidade menor, poderia ser um problema apenas físico, como uma infecção urinária. Falem com o vosso pediatra, e exponham a situação. Coragem!
    Ariana

    ResponderEliminar
  7. concordo com a ariana...não é normal ele fazer xixi e voltar a fazer logo passado 1 minuto...pode estar msm c uma infecção urinária

    ResponderEliminar
  8. Deve ser a 1º vez q comento mas n pude ficar indiferente á tua tristeza!
    Sei que é frustrante, passei o mm com o meu 1º filho que só largou as fraldas com 3 anos a caminho dos 4.
    A principio parecia encaminhado até que começou a regredir e tive de me redimir e voltar a por-lhe fraldas... no ano seguinte, qd o tempo começou a ficar bom, tentamos novamente... foi dum dia pró outro... assim do nada, largou a fralda do dia e da noite ao mm tempo e desde então nunca mais usou!

    3 anos e muitos meses... o teu acabou de fazer 3 anos... tem calma, cada miudo tem o seu tempo e acho que mais vale nos seguir por isso que por outra coisa... o mm se passou com a chucha!

    muitas vezes temos de deixá-los ser crianças só mais um bocadinho assim :) (eles tem tempo)

    jokas

    ResponderEliminar
  9. Nem sei o que te dizer para te ajudar. Com o meu correu tudo tão bem e foi tão rapido... E então se houver um wc perto para espreitar e ser ele a carregar no botão faz uma festa.

    O melhor é nem dares importancia a isso ao pé dele. Dizeres apenas suavemente: - Pronto aconteceu, não te preocupes!

    Uma hipotese é voltares a por a fralda mais uns tempos e depois voltas a tirar... Quem sabe ele mesmo não pede para a tirar?

    ResponderEliminar
  10. O meu Joãozinho fez agora 3 anos e ainda não largou as fraldas por completo. Está a custar mas não desespero dá tempo ao tempo, como eu dou. Com a fala passa-se o mesmo não diz nada senão umas palavras soltas mas já os 3 manos assim eram e hoje o mais velho está na faculdade (olha eu aqui cheia de preocupação hehehe). Um dia tudo vai nos parecer normal e verás que nos consumimos sem razão de ser. Com calma ele irá retomar esse ritmo vais ver.
    Apaga essas lágrimas bota um sorriso e deixa a vida seguir o seu rumo...

    Beijokas e tudo de bom!!

    ResponderEliminar
  11. Olá Tania, é a 1ª vez que aqui venho e gostei muito do teu blog.
    Quanto a esta situação posso dizer-te que o meu filho mais velho deixou a fralda muito bem (xixi) e fazia sempre na sanita já o resto... isolava-se num canto e fazia nas cuecas porque??? não sei mas foi assim quase até aos 5 anos. depois de repente deixou-se disso. A minha mais nova fez 3 em Janeiro, tem corrido bem e não usa fralda durante o dia só à noite. de vez em quando lá faz um deslize mas mais na creche e na sesta mas nada de muito frequente. Vais ver que com o tempo ele volta a "andar na linha".
    E com a vinda do tempo bom será mais facíl certamente. Tenta falar com ele e dizer-lhe que tem que pedir qd quer fazer. beijinho

    ResponderEliminar