Os Amigos da Dona de Casa

Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Sopa - refeição saudável e barata

Olá meninas,
já dizia a Ana Jorge "Façam sopa em casa" e com toda a razão.
É das melhores refeições que podemos fazer. Para além de ser baratíssimo fazer uma panela de sopa, estamos a consumir alimentos saudáveis.
Sopa de feijão, creme de cenoura, de ervilhas, sopa da pedra... a imaginação é o limite.
Agora que o tempo está mais frio, apetece mais uma sopita. Por isso, as ementas semanais que elaboro, às vezes ficam para trás porque comemos um belo prato de sopa, um queijinho fresco com pão e fruta e estamos arrumados. O pequenito também come sopa (uns dias mais outros dias menos) e também come queijo e pão e fruta.
E acabamos sempre por levar para o trabalho, por isso não se estraga.
E vocês, são adeptas do prato de sopinha?
SOPA DE FEIJÂO ENCARNADO
Vão precisar de:
2 latas de feijão (eu lavo o feijão para retirar o sal)
1/2 couve lombarda ou couve-coração
1 nabo
1 cebola
2 batatas
1 cenoura
azeite
sal
Colocam numa panela de pressão 1 lata de feijão, uma cebola aos bocados, as batatas descascadas e cortadas aos bocados, 1/2 nabo cortado aos bocados, e um pouco de azeite e água suficiente para cozer e fazer uma base consistente.
Deixam a cozer e ferver 15 minutos. Depois desse tempo apagam o lume, deixam sair o vapor e trituram tudo com a varinha mágica.
De seguida, deitam a couve cortada em juliana, a cenoura aos cubinhos, o resto do nabo também aos cubinhos e põem a cozer. Quando a couve estiver quase cozida deitam a 2ª lata de feijão e um pouco de sal.
Passados 10 minutos, tudo estará bem cozido. É bom irem sempre mexendo para o feijão não pegar ao fundo do tacho.
Fica de-li-ci-o-sa!
Beijinhos

3 comentários:

  1. Que rica sopinha e com o frio ainda sabe melhor.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa há sempre sopa mas para o filhote tem também de haver prato. Eu basta a sopa, a fruta e pão com queijo fresco.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Completamente adepta do prato de sopa! No verão deixei de fazer tantas vezes, mas como referiste, o tempo está a arrefecer e torna-se um excelente recurso! De vez em quando, normalmente à sexta à noite e ao domingo à noite, lá fazemos uma refeição com sopa e umas sandes, ou tortilhas, ou pizza caseira, o que dá um jantar bem composto ;)

    ResponderEliminar