Os Amigos da Dona de Casa

Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Leite de Arroz

Por estas terras, não existe o belo do pacote de leite de 1lt que se pode deixar 1 mês guardado na despensa e caso passe 1 ou 2 dias da validade ainda se bebe.
Por aqui, o leite é apenas guardado no frigorífico e se apanha com muitas diferenças de temperatura, deixamos de ter leite e passamos a ter natas azedas :(

Por isso, e também porque o Miguel não reage muito bem ao leite de vaca, sempre lhe demos leites diferentes, tais como o leite de arroz, de aveia e de soja. Acho que nunca comprámos o de amêndoa. Por aqui, não existe dificuldade nenhuma em encontrar alternativas porque a alimentação específica a diversos tipos de alergias e intolerâncias, está bem presente nos supermercados e não diverge muito em preço.

Nós bebemos imenso leite cá em casa: ao pequeno almoço são logo 3 chávenas, pai e filho ao lanche, 2 taças de cereais com leite e, à ceia, mais uma taça de cereais com leite. Os pacotes voam e as coroas também!!

Assim, e ao navegar na net, comecei a notar que é, de facto, muito simples fazer leite de arroz e de aveia.

Hoje deixo-vos a receita que uso para o Leite de Arroz.

Cozer arroz branco em água, sem sal
Quando arrefecido, colocar num liquidificador 1 chávena de arroz e 3 chávenas de água fria


Triturar bem


Coar com rede (o mais fino que conseguirem encontrar). A minha solução foi colocar um pano preso com 2 ganchos de cabelo, nunca usados :) 


E, voilá, ferdig (ou seja, feito)


Colocar no frigorífico tapado (dura cerca de 3 a 5 dias).

Agora, a grande questão: 

sabe igual ao leite de vaca? Não
Sabe a leite de arroz, evidentemente. Mas nós nunca bebemos o leite "branco", juntamos ou cacau, ou café ou mesmo cereais (que contém doce).

E pronto, foi a minha partilha do dia :)

Beijinhos e espero conseguir estar mais activa daqui para a frente :)


1 comentário: